EXERCÍCIOS – ELEMENTOS DE COESÃO
1. Muitos são os processos usados para evitar a repetição de
palavras num texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de
conteúdo geral, como mostra o modelo. Faça o mesmo com as frases a seguir: Ex.:
O carro atropelou o cachorro e o motorista não
parou para cuidar do animal.
a) Raí vestiu,
pela primeira vez a camisa do clube francês. O ______________ deve embarcar
para a Europa no fim do ano.
b) Ontem
esteve tensa a situação no Iraque. A população do ________________
recebeu instruções contra um possível ataque americano.
c) A
polícia apreendeu a cocaína mas não conseguiu prender os
traficantes que trouxeram a ________________ da Bolívia.
d) “Ficamos
todos mais pobres num mundo menos bonito”, lamentou um amigo do pintor Alfredo
Volpi ao acompanhar o sepultamento do ______________.
e) No balé existem
tantos homossexuais quanto em qualquer outra profissão. O que ninguém percebe é
que _______________ é uma arte essencialmente masculina.
f) Os
militares que estiverem em motocicletas ou bicicletas não
precisam mais bater continência ao passar por superiores, devendo apenas manter
o ______________ em velocidade moderada.
g) Com
o surgimento dos festivais em 1968, a lagosta de São Fidélis
ganhou fama, e turistas visitam a cidade o ano inteiro para saborear o
____________________.
h) A baleia apareceu
morta ontem, mas o ______________________ foi visto boiando, terça-feira e os
ferimentos na pele do ______________________ mostram que morreu há cinco dias.
i) Hoje,
quem abre crediário para quitar uma televisão em seis vezes,
leva _________________ mas desembolsa o equivalente a dois.
2. Um outro processo
para evitar repetições de palavras consiste na substituição da palavra repetida
por um pronome pessoal. Observe o modelo e faça o mesmo nas frases a seguir.
Todos
têm uma função e precisam cumprir sua função.
Todos
têm uma função e precisam cumpri-la.
a) O professor pretendia usar o computador, mas não sabia como ligar o computador.
b) Alguns receberam o governador de braços abertos, mas outros nem queriam ver o governador.
c) A representante recebeu dos alunos as reclamações e apresentou as reclamações à diretora.
d) O editor prometeu um prêmio aos escritores, mas não disse aos escritores quando seria entregue.
e) As empregadas limpam os tapetes e colocam os tapetes nas janelas.
f) As cartas? Eu coloquei as cartas na gaveta do escritório.
g) Pegou a folha de papel e escreveu na folha de papel o seu endereço.
h) Ouviu falar da peça e resolveu assistir à peça.
i) Todos examinaram o objeto mas ninguém sabia dizer o que era o objeto.
j) Conheciam o prefeito e vieram pedir ao prefeito novos emprego
a) O professor pretendia usar o computador, mas não sabia como ligar o computador.
b) Alguns receberam o governador de braços abertos, mas outros nem queriam ver o governador.
c) A representante recebeu dos alunos as reclamações e apresentou as reclamações à diretora.
d) O editor prometeu um prêmio aos escritores, mas não disse aos escritores quando seria entregue.
e) As empregadas limpam os tapetes e colocam os tapetes nas janelas.
f) As cartas? Eu coloquei as cartas na gaveta do escritório.
g) Pegou a folha de papel e escreveu na folha de papel o seu endereço.
h) Ouviu falar da peça e resolveu assistir à peça.
i) Todos examinaram o objeto mas ninguém sabia dizer o que era o objeto.
j) Conheciam o prefeito e vieram pedir ao prefeito novos emprego
A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no
caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou
para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da
galinha, alisou as coxas da galinha e depois tornou a colocar a galinha na
banca e disse para o vendedor “ Não presta!” Aí o vendedor olhou para ela e
disse: “Também, madame, num exame assim nem a senhora passava.”
4. Reescreva o texto, eliminando as repetições
e tornando-o mais coerente:
João Pedro é um
garoto especial: aos 8 meses, João Pedro andou pela primeira vez, aos 2 anos
João Pedro aprendeu a ler, aos 5, João Pedro ganhou um prêmio em uma olimpíada
de Matemática, quando completou 15 anos João Pedro matriculou-se em uma
faculdade de Medicina e, hoje, aos 20, João Pedro é um neurocientista
mundialmente conhecido.
Comentários
Postar um comentário