Atividade de Português 8º ano Profª Rosangela


EXERCÍCIOS – ELEMENTOS DE COESÃO

1. Muitos são os processos usados para evitar a repetição de palavras num texto. O mais comum é a substituição por um termo equivalente, de conteúdo geral, como mostra o modelo. Faça o mesmo com as frases a seguir: Ex.:
O carro atropelou o cachorro e o motorista não parou para cuidar do animal.

a) Raí vestiu, pela primeira vez a camisa do clube francês. O ______________ deve embarcar para a Europa no fim do ano.

b) Ontem esteve tensa a situação no Iraque. A população do ________________ recebeu instruções contra um possível ataque americano.

c) A polícia apreendeu a cocaína mas não conseguiu prender os traficantes que trouxeram  a ________________ da Bolívia.

d) “Ficamos todos mais pobres num mundo menos bonito”, lamentou um amigo do pintor Alfredo Volpi ao acompanhar o sepultamento do ______________.

e) No balé existem tantos homossexuais quanto em qualquer outra profissão. O que ninguém percebe é que _______________ é uma arte essencialmente masculina.

f) Os militares que estiverem em motocicletas ou bicicletas não precisam mais bater continência ao passar por superiores, devendo apenas manter o ______________ em velocidade moderada.

g) Com o surgimento dos festivais em 1968, a lagosta de São Fidélis ganhou fama, e turistas visitam a cidade o ano inteiro para saborear o ____________________.

h) A baleia apareceu morta ontem, mas o ______________________ foi visto boiando, terça-feira e os ferimentos na pele do ______________________ mostram que morreu há cinco dias.

i) Hoje, quem abre crediário para quitar uma televisão em seis vezes, leva _________________ mas desembolsa o equivalente a dois.


2. Um outro processo para evitar repetições de palavras consiste na substituição da palavra repetida por um pronome pessoal. Observe o modelo e faça o mesmo nas frases a seguir.


       Todos têm uma função e precisam cumprir sua função.
       Todos têm uma função e precisam cumpri-la.

a)     O professor pretendia usar o computador, mas não sabia como ligar o computador.

b)    Alguns receberam o governador de braços abertos, mas outros nem queriam ver o governador.

c)     A representante recebeu dos alunos as reclamações e apresentou as reclamações à diretora.

d)     O editor prometeu um prêmio aos escritores, mas não disse aos escritores quando seria entregue.

e) As empregadas limpam os tapetes e colocam os tapetes nas janelas.

f) As cartas? Eu coloquei as cartas na gaveta do escritório.

g) Pegou a folha de papel e escreveu na folha de papel o seu endereço.

h) Ouviu falar da peça e resolveu assistir à peça.

i) Todos examinaram o objeto mas ninguém sabia dizer o que era o objeto.

j) Conheciam o prefeito e vieram pedir ao prefeito novos emprego

3. No texto a seguir, de Millôr Fernandes, o humorista utilizou intencionalmente a repetição. Reescreva o texto de modo a reduzir o número de ocorrências do vocábulo em destaque.

    A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha e depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor “ Não presta!” Aí o vendedor olhou para ela e disse: “Também, madame, num exame assim nem a senhora passava.”


4. Reescreva o texto, eliminando as repetições e tornando-o mais coerente:

João Pedro é um garoto especial: aos 8 meses, João Pedro andou pela primeira vez, aos 2 anos João Pedro aprendeu a ler, aos 5, João Pedro ganhou um prêmio em uma olimpíada de Matemática, quando completou 15 anos João Pedro matriculou-se em uma faculdade de Medicina e, hoje, aos 20, João Pedro é um neurocientista mundialmente conhecido.

Comentários